Olha, juro que não quero ser down ou então um atirador de baixo astral, mas infelizmente, a Morte à quem apelidei em meus posts de “Sênior Destino” nos deixa assim. Prometo que irei fazer de tudo para não estragar esse texto com linhas lamentosas, melodramáticas e chorosas, mas cara, vai ser muito difícil porque, afinal de contas perdi meu querido, meu velho, meu herói: o grande Kid Tourão que ao longo desse quatro anos de existência do “Livros e Opinião”, alegrou tantos posts.
O Kid já vinha duelando contra o temível “Sênior Destino” há vários anos e nesse período sempre levou a melhor. Foram lutas homéricas e que valeram várias balas sem seu corpo, algumas de raspão e outras quase certeiras, mas ele também deu o troco, com tiros doídos no inimigo, conseguindo assim, ludibriá-lo, pelo menos, até ontem quando o Kid Touro acabou sendo atingido mortalmente, não sem antes ter pregado uma boa peça no “Sênior Destino”.
Nosso herói começou a passar mal em casa de onde foi encaminhado praticamente nas últimas para o Hospital da Unimed em Bauru – cujo atendimento, principalmente no que se refere a chamada rede de informações “médico/enfermagem-familiares de paciente” deixou muito a desejar, um verdadeiro desastre – e depois disso, apesar dos esporádicos períodos de melhoria, a sua saúde só foi declinando.
Certa noite, antes de partir para os braços do Pai, ele disse que tinha praticamente morrido antes de dar entrada no hospital, mas havia voltado -ao menos um pouquinho - pelo amor que ele tinha em seus três filhos. Ele revelou no ouvido de minha sobrinha: “Carla, eu já tinha ido, mas voltei para ficar um pouco mais ao lado dos meus filhos. Sei que eles ainda precisam de mim por perto; pelo menos por alguns instantes”. Caramba!! Que drible no Senior Destino!!
Depois disso, no dia seguinte, ele se foi para sempre... partiu dormindo após uma luta de tantos anos contra o seu inimigo pistoleiro que o perseguiu durante muito tempo.
E como todo cowboy do ‘velho oeste da vida’ ele também foi um galanteador, mesmo delirando por causa do sofrimento de sua doença. Certa noite ao receber a visita de uma bonita enfermeira para checar os seus sinais vitais, ele soltou a pérola: “Quer tomar um vinho?”. Então, minha cunhada que estava cuidando dele falou: -” E eu? O senhor não vai convidar?”. Ele respondeu: - “Assim que acabar de tomar o vinho com ela, eu beberei um trago com você”.
- “Touro!!! Cachaça?!! Isso é convite que se faça para uma mulher!”
Todos riram. Foi um momento da mais pura descontração, algo típido do velho.
Mas a nossa vida tem aquele vicioso ciclo chamado: “nascer-viver-morrer” que deve ser cumprido; e o ciclo do nosso herói chegou ao fim.
Ficam agora as boas lembranças que marcaram a sua vida ao meu lado e também os posts desse blog que contaram com a sua presença.
Vaya com Dios El Kid!
4 comentários
José Antonio, eu não o conheço pessoalmente - assim como não conheci Kid Tourão - mas ao longo desses quase dois anos que sigo seu blog... bem, é quase como se fôssemos amigos íntimos - pelo menos para mim. Eu acompanhei atentamente todos os "boletins médicos" que você fazia sobre a saúde do seu pai com muita atenção. Fiquei verdadeiramente chocado quando li que ele havia partido.
ResponderExcluirNo entanto, por esse post, não acredito que ele tenha perdido a batalha para o Sênior Destino. Muito pelo contrário, ele venceu todas as batalhas, inclusive a mais valiosa de todas, a que ele se inspirou nos filhos para fazê-lo. Acredite, ele se foi simplesmente porque percebeu que havia cumprido sua missão. Quantas pessoas podem ir embora com o privilégio de dizer isso pra si mesmo? Ele é uma das poucas. Pode acreditar que foi embora extremamente feliz.
Um grande abraço, meu amigo.
Augusto Sales
Augusto, obrigado pelas suas palavras e considere-me também seu grande amigo. Aliás, um amigo que torce como nunca pelo retorno do seu blog, o qual acompanhava com frequência. Quanto ao Touro....cara, confesso que tá sendo muito difícil para mim... Mêo, em cada canto que bato o olho, enxergo as suas lembranças, só boas lembranças.É incrível, mas todos que conviveram com ele se emocionaram com a sua partida, até mesmo uma enfermeira acostumada com a frieza de um hospital, teve de sair do quarto para poder chorar.
ExcluirMas a vida prossegue não é mesmo? Então, vamos tentar 'arrumar a nossa bússola" e seguir a nossa jornada.
Um grande abraço, amigo!
Caro Jam...
ExcluirDevo dizer que fiquei extremamente triste ao ler este post. Perder alguém que gostamos muito é indescritivelmente difícil e irreparável.
Sentirei saudades dos posts engraçados e impagáveis que o Kid Tourão protagonizava. Mas, como disse acima o amigo Augusto, também não creio que o velho Kid tenha perdido a batalha. Não. Ele é um vencedor. Afinal, quantas pessoas vc conhece que conseguiram chegar firmes e fortes aos 90 anos, ainda com humor, ironia e alegria para distribuir? Quem chega a essa idade, é porque teve uma vida saudável, feliz e repleta de emoções e alegrias.
E o grande Kid Tourão conseguiu isso com certeza, tendo construído uma família unida. E agora certamente ele está em um lugar melhor.
Em nome também do pessoal daqui de casa, deixo nossos sinceros pêsames a vc e a toda a sua família.
Um forte abraço,
Tex
Obrigado, de coração, Tex. Cada dia estou subindo um degrau da imensa escada da superação, mas confesso que está sendo muito difícil...
ExcluirAbcs!