Acredito que os fãs de Batman e Superman irão soltar foguetes durante toda a madrugada de hoje, após lerem esse post, sem se preocupar com os vizinhos ou a polícia. O motivo dessa alegria é o presentaço que eles irão ganhar no dia 22 de setembro. Um presente digno de fã fissurado. Bem... pelo menos é o que eu espero, já que não li o livro, apenas tive acesso ao release. Mas tudo bem, o autor tem pedigree. Longe de compará-lo com um pet puro sangue, o que eu quis dizer é que André Luiz de Albuquerque Azenha tem um histórico de respeito o que aumenta a expectativa com relação a chegada do livro.
O jornalista de 36 anos que também é crítico de cinema e produtor cultural, é o responsável pela edição do site CineZen Cultural (www.cinezencultural.com.br) e colabora com textos e comentários sobre cinema e música para emissoras de TV, rádio, revistas, jornais e sites de Santos, São Paulo, Maceió e Rio de Janeiro. Quando sobra um tempinho, ainda ministra cursos e oficinas de cinema e jornalismo cultural. E para finalizar, foi colaborador do conceituado crítico de cinema Rubens Ewald Filho. Em resumo, dá pra botar fé no livro do cara.
André Luiz Azenha |
Ah! O livro! Pois é, vamos ao que interessa. No dia 22 de setembro, uma quinta-feira, a partir das 19 horas, acontece o lançamento de “Histórias: Batman e Superman no Cinema”, em São Paulo, no Instituto HQ, localizado na Avenida Pompéia, 2040. No dia seguinte, a obra já estará marcando presença nas livrarias de todo o País.
“Histórias: Batman e Superman no Cinema” conta a trajetória desses dois super-heróis emblemáticos das histórias em quadrinhos que invadiram a televisão e o cinema. Ambos os personagens já passaram dos 75 anos de existência e têm sido retratados de diferentes formas desde os anos 40, quando surgiram as primeiras séries nas matinês cinematográficas dos EUA. Quase não havia televisão e esse tipo de programa era um dos mais famosos na época. Fã de Batman e Superman desde pequeno, André Azenha decidiu contar essas histórias em um livro.
O livro é um resgate dessas trajetórias e conduz o leitor a uma viagem no tempo. Mesclando jornalismo e crítica de cinema, o autor criou um presente de fã para fã e para quem pretende se iniciar pela história dessas duas figuras tão importantes da cultura pop a partir do século XX. Com ilustração da capa desenhada pelo artista plástico Waldemar Lopes, o trabalho tem curiosidades sobre a produção de séries e filmes, atores, cineastas, etc.
O prefácio é do jornalista e cinéfilo Gustavo Klein. Ele adianta que o livro tem informações valiosas tanto para os fãs hardcore quanto para os espectadores eventuais. “Como não gostar da história daquelas primeiras tentativas de levar o Batman para o cinema, em forma de seriado, com aquele herói triste, de orelhas caídas e cigarros voando do bat-cinto de utilidades? A história de ambos na indústria audiovisual é coberta sem falhas”, explica.
E aí galera de Metrópolis e de Gotham City? Preparados para o foguetório?
Manda ver!
Ficha técnica:
Histórias: Batman e Superman no Cinema.
Autor: André Azenha.
Ilustração da capa: Waldemar Lopes.
Foto da contracapa: Paula Cristina Cagnani Fernandes Azenha.
Identidade gráfica: Factor.
Revisão: Adriana Martins.
Produção: independente.
Impressão: PoloPrint
Diagramação: Anne Charlyne Raviani
Formato: Bolso (12cmx21cm).
114 páginas.
ISBN: 978-85-5522-112-5
Valor do exemplar: R$ 30.
Autor: André Azenha.
Ilustração da capa: Waldemar Lopes.
Foto da contracapa: Paula Cristina Cagnani Fernandes Azenha.
Identidade gráfica: Factor.
Revisão: Adriana Martins.
Produção: independente.
Impressão: PoloPrint
Diagramação: Anne Charlyne Raviani
Formato: Bolso (12cmx21cm).
114 páginas.
ISBN: 978-85-5522-112-5
Valor do exemplar: R$ 30.
Postar um comentário