Relendo e adorando "Eu, Tina - A História de Minha Vida". Um livro que vai além de uma simples biografia

20/05/2018
Livro lançado pela Rocco em 1987

Olá pessoal! Ótimo domingo para todos os devoradores de livros. Há dois dias resolvi reler "Eu, Tina - A História de Minha Vida" onde essa famosa cantora 'abre jogo'. Tina conta tudo, absolutamente tudo;  desde a sua infância - incluindo a rejeição por parte dos próprios pais - passando pela fase de agressões sofridas por seu marido Ike Turner, até culminar com a volta por cima e o início de seu estrondoso sucesso. O livro vai além das curiosidades e notícias secretas dos bastidores sobre a vida de uma cantora. A obra vai muito além e rompe paradigmas.  "Eu, Tina - A História de Minha Vida"  é uma verdadeira lição de vida, principalmente para muitas mulheres que se encolheram diante de adversidades em sua vida. Um livro de superação,  indispensável para quem está passando por inúmeros problemas e muitas vezes não encontra força para superá-los. Incrível, fantástico, inspirador. Sei lá, qualquer uma dessas definições, além de tantas outras servem para esse trabalho literário. Enfim, estou adorando a releitura.
O livro tem muitas diferenças do excelente filme de Brian Gibson, "Tina" de 1993, no qual foi baseado. Aliás, com a Angela Bassett e Laurence Fishburne – como Tina e Ike Turner, respectivamente - dão uma verdadeira aula de interpretação nesta produção cinematográfica muito elogiada pela crítica.
Fishburne e Basset caracterizados como Ike e Tina Turner no filme "Tina"
A edição literária escrita à quatro mãos por Tina Turner e Kurt Loder (editor da revista Rooling Stone nos anos 80) é muito mais profunda do que o filme, principalmente no que diz respeito a infância e adolescência da cantora.
Resolvi reler a obra, na semana passada, após ter assistido ao filme em minha casa. Enquanto fuçava  nos meus dvd’s, encontrei “Tina” e então, de repente, me bateu aquela vontade de assisti-lo. Como fazia mais de uma década e meia que já havia tido contato com o filme, a tal vontade de revelo voltou exacerbada.
 Adorei as interpretações de Basset e Fishburne. Caraca! Eles estão demais! A própria cantora Tina Turner, na época do lançamento do filme, disse que Basset era um espelho seu. A prova de que essa dupla de atores arrasou foi a de que Basset ganhou o Globo de Ouro de "Melhor Atriz" e Fishburne, por sua vez, concorreu ao Oscar de "Melhor Ator", perdendo para Tom Hanks que atuou em Philadelfia. O que, entre nós, achei uma injustiça.
O cartaz do filme foi o mesmo para os cinemas e Dvds
Após reassistir ao filme, veio a louca vontade de reler o livro que já havia comprado há muitos anos num sebo. Ainda bem, pois hoje a obra encontra-se esgotada e vem sendo vendida a peso de ouro por livreiros.
Pois é, mesmo já tendo  lido o livro, estou devorando-o novamente. Não há como você não se envolver com a conturbada  história de Tina e Ike. Entre os anos 1960 e 1970, a dupla dominou o cenário de Rhythm & Blues norte-americano. Além dos EUA, Ike & Tina conquistam a Europa.
I Want to Take You HigherRiver Deep - Mountain HighHigher Ground, Honky Tonk Women e I Can’t Stop Loving You são alguns dos hits do casal.
Tina revela em sua biografia que apesar da excelente parceria musical, Ike era um marido agressivo e a agredia constantemente. Cansada das agressões, a cantora se separou do músico em 1976. Ike tentou uma reaproximação com a artista, mas nunca voltaram a se apresentar juntos.
Para continuar a usar o sobrenome do ex-marido, Tina foi obrigada a abrir mão de todo o patrimônio que construiu ao lado dele. A cantora retomou a carreira musical em 1978 e atingiu o sucesso solo seis anos depois, com o álbum Private Dancer. A partir do disco, a artista, aos 45 anos, se consagrou como a Rainha do Rock. Tudo isso é contado em detalhes na biografia “Eu, Tina A História de Minha Vida”
Entonce, a releitura da obra me inspirou a escrever esse post, convidando todos vocês a conferirem a resenha do livro que escrevi em maio de 2011, nos primórdios do blog (veja aqui).
Vale à pena conferir.

Postar um comentário

Instagram