Indefinição sobre o lançamento de “A Guerra do Lobo” no Brasil continua. Editora não esclarece dúvida dos leitores

03/12/2018

Já paguei caro por ser transparente, aqui, no blog. Prova disso, foram as portas fechadas por várias editoras para parcerias. Acredito que após ter escrito um post, alertando sobre o perigo dessas parcerias entre editoras e blogs (ver aqui) onde cito o risco do blogueiro “vender a sua alma” em troca de muitos livros, o meu filme deu uma boa queimada.
Agora, algo que não entendo e mesmo assim, me deixa mais descrente, é ver o meu e-mail abarrotado de releases dessas editoras. Pera aí. Na minha opinião, isto é ser muito cara de pau. O cara diz que o seu blog, apesar de muito bom, não foi selecionado porque não preencheu alguns requisitos da editora; mas entonce, depois de algumas semanas o tal editor começa a lhe enviar releases de obras solicitando apoio na divulgação?
Estão vendo porque estou cada vez mais decepcionado com essas parcerias?
Outro fato frustrante, além dessa hipocrisia é o chamado pouco caso. Isto mesmo, o ‘pouco caso’. Vou explicar. Exemplo: você escreve para uma editora pedindo informações sobre o lançamento de determinada obra, com o objetivo de esclarecer dúvidas de seus leitores, então, simplesmente, a sua dúvida é ignorada.
Mas, prestem atenção, singelos e incautos editores, ao ignorar a dúvida de blogueiros, vocês estão ignorando a dúvida de centenas ou quem sabe, milhares de leitores que acessam esses blogs. Capisce?
Pois é, esta segunda parte do meu desabafo serve como uma luva para a Record. No mês de outubro recebi uma batelada de perguntas de leitores querendo saber se a referida editora já tinha uma previsão para o lançamento em português do 11° livro das Crônicas Saxônicas, intitulado “A Guerra do Lobo”. Vale lembrar que há pouco tempo, após ter escrito  um texto sobre o novo livro de Bernard Cornwell, muuuuiiitos seguidores do blog, Fange, Twitter e Instagram começaram a cobrar esclarecimentos sobre a tradução da obra.
Portanto, resolvi enviar um e-mail para a Record perguntando se havia uma previsão para o lançamento de “A Guerra do Lobo” em terras tupiniquins.
Mandei a mensagem, há mais de 10 dias, direto pela página da editora, mas... até agora, nada. Gostaria de dizer que não estou cobrando uma data. O que os leitores do ‘Livros e Opinião’ desejam saber é se há uma previsão de lançamento do livro no Brasil. Se não tiver, tudo bem, bastam responder: “Ainda não temos uma previsão”. Isto já basta.
É triste constatar esta falta de atenção. Peço desculpas aos leitores do blog que estão cobrando tal resposta. Infelizmente não posso dá-la a vocês porque não a recebi.
Uma pena.

11 comentários

  1. Nenhuma resposta/previsão até hoje?

    ResponderExcluir
  2. Artur, a previsão da Record é para este primeiro semestre, mas a editora não define a data exata em suas redes sociais e tão menos através de seu formulário de contato no site. Isto significa que, provavelmente, teremos de esperar até o mês de julho.

    ResponderExcluir
  3. O portador do fogo foi lançado em maio de 2017, vamos aguardar até maio então né.

    ResponderExcluir
  4. Toda semana mando email perguntando no formulário de contato deles e nada. Sequer respondem que não há prazo. Comprei na amazon para ler em inglês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por aí mesmo. Também fiz várias tentativas, sem sucesso. Algumas editoras, infelizmente, tem por praxe não revelar detalhes de seus 'carros-chefes' quando o assunto é estabelecer um cronograma de lançamento. Acredito que a Record se enquadre nesse perfil.

      Excluir
  5. Os últimos não demoraram quase 1 ano pra tradução sair? Eu até pensei em pegar em inglês, mas não vou perder a coleção... Falando nisso. Meu volume 4 é a ovelha negra... Alguém sabe como consigo a brochura prata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus,
      Você está se referindo ao livro com as letras da lombada na cor prata?

      Excluir
  6. Fica ai meu apoio a este desabafo!!!

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Edson...
    A maioria das grandes editoras só nos procuram quando lançam os seus livros para divulgação. Servem, também para lotar os nossos e-mails de releases, mas quando os blogs pedem esclarecimento para algumas dúvidas, elas, simplesmente, ignoram. É por isso, que cada vez mais eu peno "mil vezes" antes de tentar fechar parcerias. Geralmente temos apenas uma via de comunicação: a das editoras.
    Obrigado pelo apoio.
    Abcs!

    ResponderExcluir
  8. O livro entrou em pré-venda hoje, com lançamento previsto para 26 de agosto ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Glaidson! Obrigado por avisar. Citei você no novo post sobre esse assunto.
      Abcs!

      Excluir

Instagram